sábado, 19 de julho de 2014

INTERIORES DOS METEORITOS SÃO VERDADEIROS VITRAIS DA NATUREZA


 
O exterior de um meteorito parece uma rocha vulcânica. Porém, o interior guarda grandes surpresas. O fotógrafo de astronomia Jeff Barton os abriu para revelar os brilhantes interiores dos geodos (substância mineral com uma cavidade revestida de cristais na parte interior).

Barton, que é o diretor de Ciências da Three Rivers Foundation, em Cowell, Texas, EUA – chama o interior dos detritos espaciais de “vitrais naturais”. Ele coleciona essas joias desde 2004. As fotos a seguir são dos Meteoritos Allende, encontrados no estado mexicano de Chihuahua, em 1969.

Para capturar as fotos incríveis da face interior dos meteoritos, Barton corta as rochas e as abre com um serrote de pedra com lâmina de diamante. Ele, na sequência, tritura um pedaço bem pequeno para que a luz possa passar e criar um efeito semelhante ao do sol através das janelas de uma catedral. As fotos são posteriormente tratadas com filtros polarizadores e por uma câmera profissional DSLR acoplada a um microscópio petrográfico.

Barton ainda produziu algumas animações com o interior dos meteoritos. Para ver mais, você pode acessar a página no Flickr de Barton e se maravilhar com todas as 102 imagens de meteoritos da sua coleção. 

Gizmodo