sexta-feira, 14 de junho de 2013

VIKINGS PODEM TER REALMENTE SE GUIADO PELA PEDRA DO SOL

Vikings podem ter usado rochas da Islândia, a mística “Pedra do Sol”, para navegar em alto mar. Nas lendas nórdicas, essas pedras eram citadas, pois teriam guiado os vikings até a América do Norte.

Agora, cientistas relataram que esta mística “Pedra do Sol” realmente pode polarizar a luz. Mantendo as pedras no alto, vikings poderiam tê-las usado para encontrar o sol no céu – já que não é possível identificar a posição exata a olho nu.

Os vikings eram navegadores qualificados e viajaram milhares de quilômetros entre o norte da Europa e a América do Norte. Mas sem uma bússola magnética – que não existia até o século 13 – eles tinham outras formas para se localizar durante as viagens.

Eles também não tinham estrelas para se guiar, já que em algumas regiões do norte as luzes do dia são permanentes, então o sol teria sido a melhor aposta para definir os cursos da navegação. Mesmo em dias nublados ou com mau tempo, os vikings levantavam as pedras para encontrar o sol escondido pelas nuvens, como afirmam as lendas.

No início deste ano, um estudo revisou as evidências de que cristais que formam a “Pedra do Sol” naturalmente podem bloquear seletivamente a luz de uma polarização. O cristal produz dois feixes diferentes, um “comum” e o outro “despolarizado”. Ao virarmos o cristal sobre si mesmo, quando as intensidades das duas imagens forem estritamente iguais, ele transmite a direção do sol. 

BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário