segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PÓLO MAGNÉTICO DA TERRA OBRIGA AEROPORTO ALTERAR PISTA DE POUSO

O pólo magnético da Terra está mudando de lugar e isso é fato comprovado científicamente. O que antes ficava no extremo norte do Canadá está se movendo para algum lugar em direção à Rússia a uma velocidade de 64 quilômetros por ano.

Isso passa despercebido para a maioria dos humanos, na maioria dos lugares, mas em Tampa, na Flórida, a mudança está causando alterações nas pistas do Aeroporto Internacional.

As pistas ainda não estão sendo refeitas nem o aeroporto está sendo virado para Meca. As mudanças, por enquanto, estão restritas ao trabalho de repintura das faixas e números de sinalização. Uma a uma, as três pistas estão sendo fechadas para o trabalho por exigência do controlador aéreo dos EUA (o FAA).
O pólo norte magnético está lentamente deslizando a partir do seu local atual, no extremo norte do Canadá em relação à Rússia, a uma taxa de algo como 40 milhas por ano, mas a maioria de nós não sentimos a repercussão disso. No entanto, longe da tundra gelada do Canadá, Tampa de sol, na Flórida, está sentindo a mudança magnética. Aeroporto Internacional de Tampa fechou sua pista principal até 13 de janeiro para redesenhar os designadores numéricos e sinalização taxiway para refletir a mudança.

A pista de Tampa, esta ao oeste no paralelo 19R/1L será re-designada para 18R/36L. Os números representa o rumo da pista de azimute magnético, de modo designação de 18 denota "180 graus" de norte (neste caso, sul).

A mudança para 19, a pista está agora inclinado mais para oeste. (Como as pistas são usadas frequentemente em ambos os sentidos, o R e L carrinho para esquerda e direita, e o segundo número representa a posição no sentido oposto, daí a diferença de 18 ou 180 graus).

A Federal Aviation Administration está exigindo que as alterações na pista sejam alterado para dar conta da mudança no pólo norte magnético. Quando a pista oeste é reaberta a pista leste e raramente usada. Já a pista oeste-leste vai fechar para ter sua denominação alterada.

gazetadaspraias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário