domingo, 3 de outubro de 2010

HÁ MAIS ESTRELAS DO QUE GRÃOS DE AREIA

 
Há mais estrelas no Universo do que grãos de areia em todos os desertos e praias do mundo, segundo um grupo de cientistas na Austrália. O diretor da Escola de Astronomia e Astrofísica da Austrália, Simon Driver, diz que existem pelo menos 70 septiliões (ou seja 70.000.000.000.000.000.000.000) de estrelas no Universo - cerca de dez vezes o número estimado de grãos de areia na Terra.

Mas o próprio Driver ressalta que, embora sua equipe tenha usado os mais potentes telescópios disponíveis, os cálculos são imprecisos já que só incluem as estrelas ao alcance dos equipamentos.

"Este não é o número total de estrelas no universo. O número real pode ser muito maior – algumas pessoas dizem que é infinito", afirmou o cientista na assembléia-geral da União Astronômica Internacional, em Sydney.

Ainda assim, o cientista diz que esta é a melhor estimativa feita até hoje uma vez que os telescópios modernos permitem uma contagem mais precisa das galáxias e atualmente cientistas têm uma idéia mais clara da geometria do universo.

A "contagem" das estrelas faz parte do amplo estudo sobre galáxias já realizado no mundo. Com recursos da Austrália e da Grã-Bretanha, o estudo tem como objetivo medir as distâncias até as 250 mil galáxias mais próximas da terra.

O cientista explicou que ele e sua equipe estudaram em detalhes uma região próxima da Terra.  Com base na luminosidade de cada galáxia, eles puderem calcular o número de estrelas – processo que usaram como base para todo o universo visível.

BBC Londres 

Nenhum comentário:

Postar um comentário