sábado, 15 de maio de 2010

ESTRELA BETA DO CRUZEIRO DO SUL É ESTRELA TRIPLA

 
A estrela Beta do Cruzeiro do Sul, que marca o braço direito da cruz, é na verdade uma estrela tripla, de acordo com uma análise de imagens do Observatório Chandra de Raios X, da Nasa.

A companheira de Beta é invisível a olho nu. A descoberta, noticiada pelo jornal The New York Times, ocorreu por acaso: cientistas que tentavam detectar raios-X emitidos por Beta encontraram não uma, mas duas fontes de radiação no mesmo ponto do espaço. Beta já tinha uma outra estrela companheira, descoberta no passado.

Segundo Michael Kuhn, co-autor do artigo que descreve a descoberta, a nova estrela é surpreendente porque é grande e brilhante, e deveria ser fácil de notar. "Pode ser que Beta do Cruzeiro seja tão brilhante que domina completamente a área", disse ele ao jornal americano.

Beta tem cerca de 16 vezes o tamanho do Sol e está a 350 anos-luz da Terra. É a 19ª estrela mais brilhante do céu noturno. A estrela recém-descoberta provavelmente tem o tamanho do Sol, embora seja muito mais jovem, com 11 milhões de anos, contra os mais de 4 bilhões da nossa estrela.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário