quarta-feira, 26 de maio de 2010

BOTÃO DE ROSA CÓSMICO


O satélite Wise, que explora partes do espaço com a ajuda de telescópio infravermelho, enviou à Agência Espacial Americana, uma imagem descrita pela Nasa como um botão de rosa cósmico florescendo com estrelas jovens. As estrelas, de poucos milhões de anos (consideradas jovens pela Nasa) são os pontos azuis à direita, e estão 'amadurecendo' fora da nuvem de poeira que deu origem a elas.

A porção vermelha que seria o “botão de rosa” é a poeira aquecida pelas estrelas azuis. E a folha que envolve o botão – a parte verde da imagem – é uma densa nuvem de poeira. Ela é composta por hidrocarbonetos aromáticos, substância encontrada em churrasqueiras, chaminés ou qualquer lugar onde tenha ocorrido combustão.

Os pontos vermelhos dentro da nebulosa verde indicam uma nova leva de estrelas se formando, provavelmente como conseqüência da compressão e do calor das estrelas novas. Um remanescente de supernova indica que uma estrela com muita massa também explodiu nessa área, “estourando” a nuvem e fazendo com que ela adquirisse essa forma de botão de flor.

Tudo isso está a aproximadamente 3.300 anos-luz da Terra. O Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), é um satélite da Nasa que carrega um telescópio infravermelho que irá ajudar pesquisadores a estudar partes do Sistema Solar, Via Láctea e do Universo mais difíceis de serem observadas com outros telescópios

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI128222-17770,00.htmL

Nenhum comentário:

Postar um comentário