quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O HOMEM COMO O CENTRO DA MEDIDA DO UNIVERSO

Na renascença, Leonardo da Vinci representou a perfeição das medidas humanas ao inscrever o homem dentro de duas figuras geométricas elementares (o círculo e o quadrado) segundo descrições encontradas no texto O arquiteto romano Vitrúvio, acreditava assim na perfeição da figura humana, associando-a com o centro do universo.

Albrecht Dürer, por sua vez, tentou encontrar a perfeição nas medidas humanas estudando as relações de proporção e simetria entre as diferentes partes do corpo.
Homem Vitruviano

É um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.
O desenho actualmente faz parte da coleção da Gallerie dell'Accademia Galeria da Academia em Veneza, Itália.

Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.

O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano:

Um passo é quatro antebraços;
Um pé é a largura de quatro palmos;
Um palmo é a largura de quatro dedos;
Um antebraço ou cúbito é a largura de seis palmos;
O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem;
A altura da orelha é um terço da longitude da face.
A altura de um homem é quatro antebraços (24 palmos);
A largura máxima dos ombros é um quarto da altura de um homem;
A longitude dos braços estendidos de um homem é igual à altura dele;
A distância do cotovelo para a axila é um oitavo da altura de um homem;
A distância do fundo do queixo para o nariz é um terço da longitude da face;

A distância do topo da cabeça para os mamilos
é um quarto da altura de um homem; 

A distância entre o nascimento do cabelo e o queixo
é um décimo da altura de um homem;

A distância do topo da cabeça para o fundo do queixo
é um oitavo da altura de um homem;

A distância do nascimento do cabelo para o topo do peito
é um sétimo da altura de um homem;

A distância do nascimento do cabelo para as sobrancelhas
é um terço da longitude da face;
Marcus Vitruvius Pollio já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo que o encaixe saiu corretamente perfeito dentro dos padrões matemáticos esperados.

O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e os outros é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano.

O desenho também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, para extensão, para o universo como um todo. É interessante observar que a área total do círculo é idêntica 'a área total do quadrado e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional phi (=1,618)

pt.wikipedia.org